Mesmo sem prótese, ele participa de corridas de rua apoiado em muletas
Rafael Teixeira, morador de Volta Redonda (RJ), lançou uma campanha para adquirir uma prótese transfemoral esportiva. O equipamento, avaliado em R$ 150 mil, permitirá que ele recupere a mobilidade, pratique esportes e retome a independência.
A arrecadação acontece principalmente pelo Instagram @thor.quebrado, onde Rafael compartilha sua rotina, tratamentos e provas de que a campanha é legítima.

Como tudo começou?
A trajetória de Rafael é marcada por graves acidentes desde a infância. Ainda no parto, teve a clavícula quebrada. Aos 10 anos, foi atropelado na porta de casa por um motorista aprendiz e arrastado até bater em uma árvore, fraturando a perna esquerda.
Aos 27, um acidente de moto provocou 23 fraturas, muitas delas na mesma perna, exigindo anos de uso de fixador externo. Aos 32, uma queda do telhado agravou a situação, com nova fratura grave e alongamento ósseo de 4,5 cm. Na véspera do Natal de 2024, uma infecção no fêmur esquerdo levou à amputação de uma das pernas acima do joelho.
“Nos últimos 15 anos, passei por 27 cirurgias, longos períodos acamado e sessões intensas de fisioterapia”, conta Rafael.
Esporte como motivação
Após meses de tratamento e a concessão da aposentadoria por invalidez, Rafael encontrou no esporte uma nova perspectiva de vida. Ao entrar no Comitê Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, passou a se dedicar a modalidades adaptadas.
Sem prótese, ele pode apenas participar de atividades compatíveis com suas limitações, como o voleibol sentado.
“Lá eu já consegui algumas medalhas e também iniciei no halterofilismo”, afirma.
Além dessas modalidades, Rafael tem participado de corridas de rua, apoiado em muletas.“É o momento em que sinto a energia de estar com outras pessoas, interagindo e me sentindo vivo”, detalha.
Agora, o objetivo é conquistar a prótese transfemoral esportiva, que permitirá ampliar sua participação em competições e também recuperar qualidade de vida. “Com ela, vou poder treinar com mais liberdade, conquistar novos desafios e retomar minha independência”, diz Rafael.
Interessados em ajudar o Rafael Teixeira podem fazer doações via Pix pela chave: rt.rafaelpcd@gmail.com




