Café com Arte: Colégio Clarassoti leva alunos a experiências artísticas fora da sala de aula

Estudantes do 6º ao 9º ano participaram de atividades interativas no Ateliê Arte Expoente, em Ribeirão Pires

Um encontro entre educação e arte marcou a agenda do Colégio Clarassoti. Em parceria com o Ateliê Arte Expoente, em Ribeirão Pires, a instituição promoveu a segunda edição do “Café com Arte”, atividade que leva estudantes do 6º ao 9º ano para um dia de aprendizado e criatividade fora da sala de aula.

A proposta surgiu a partir de um diálogo entre a professora de artes Patrícia Almeida, e a direção da escola, com o objetivo de ampliar o contato dos alunos com a produção artística e aproximá-los do trabalho de outros artistas.

Proprietária do Ateliê Arte Expoente e artista plástica, Silvana Luz avaliou a iniciativa como uma oportunidade de transmitir conhecimento e, ao mesmo tempo, incentivar os adolescentes a explorarem diferentes formas de expressão. “Foi uma experiência incrível recebê-los, porque eles estão em um momento de descobertas, e a arte pode ser uma nova possibilidade para se conhecerem”, afirmou.

O professor de cerâmica do ateliê, João de Paula Lopes, compartilhou com os estudantes parte de sua vivência e curiosidades sobre algumas peças, proporcionando um contato direto com o processo criativo. “Eles fizeram perguntas muito interessantes, mostrando que estavam atentos e engajados”, detalha.

Além das técnicas de cerâmica, os alunos acompanharam demonstrações de mosaico, pintura em tela e outras atividades artísticas. Para a professora Patrícia, apresentar diferentes perspectivas é uma forma de ampliar o olhar dos estudantes sobre o mundo. “Eles entraram de um jeito e saíram de outro, levando essa experiência para a vida”, afirma.

Presente durante a visita, a diretora Fabiana Dicieri ressaltou a importância de incluir atividades interativas no cronograma pedagógico. “Estar fora da sala de aula, em um espaço com acesso à arte e vivenciar o processo de criação das peças é extremamente enriquecedor para o aprendizado do aluno”, conclui.

Alunos do 9º ano participaram de atividades interativas no Ateliê Arte Expoente.